sexta-feira, junho 27, 2008

frase do dia

“Man is condemned to be free; because once thrown into the world, he is responsible for everything he does. It is up to you to give [life] a meaning.”
Jean-Paul Sartre

Porquê? Porque simplesmente não tinha nada a ver com aquilo, não era a minha função, mas a responsabilidade era minha, por estar lá. Hoje fiz sentido... tomará eu que todos os dias assim fossem... recheados de "sentido"!


terça-feira, junho 24, 2008

férias!

Devido à necessidade de controlo apertado das finanças não públicas (leia-se, a crise quando nasce é para todos!), nomeadamente as minhas, este ano, planeei as férias assim...

domingo, junho 15, 2008

biblô

Todos os temos, coisas inúteis, mais ou menos banais, que temos só para fins decorativos, um contemporâneo tipo de bric-a-brac de Eça de Queiroz... futilidades sem função.
Tenho um peculiar... um carburador duplo (coisa anterior a estas modernices da injecção) de fabrico italiano... um Dell'Orto... coisa para não valer nada nos dias que correm, e sem utilidade possível. Está por cá exclusivamente pelo aspecto "científico" do mecanismo que é, nada mais. Mas há quem tenha inutilidades bem maiores... ao passo que eu tenho apenas uma pequena (mas pesada) peça de automóvel, há quem tenha o automóvel inteiro. Um biblô no valor de, talvez, milhares de euros, com uma despesa fixa de algumas centenas de euros anuais... coisa para consumir cerca de 20 euros de combustível em 8 meses... 8 meses?! Com este as petrolíferas não fazem farinha!
Não obstante o dono desta inutilidade prima pelo sentido de humor unilateral, imbecil e idiota, dono de uma razão que divide Homens de crianças, como que se a fronteira entre ambos os estados fosse traçada por um ritual de iniciação idêntico aos efectuados nas tribos que habitavam estas bandas antes mesmo de haver memória escrita dos acontecimentos... pergunto-me se a mulher dele também estará em casa passivamente a fazer o jantar enquanto ele lê o jornal na sala... irónico, foi facto de quem ele considerava criança ter a resposta certa no momento certo! A capacidade de raciocínio e a lógica do "puto" fez dele um "infant terrible"... e a conversa azedou...

btt

24 horas BTT de Lisboa... no parque florestal de Monsanto... dias 14 e 15 de Junho!


Cuidado agora à noite! Não queremos que ninguém adquira um restyling do "Spirit of Ecstasy" na viatura! Esclarecidos?! Acho bem!

domingo, junho 08, 2008

terreiro do paço

(e os cavalos que não são da gnr)

E vêm quatro raparigas na casa dos seus vinte anos, produzidas, demasiado produzidas para andar debaixo de tanto sol, curiosamente todas elas com alguma peça de roupa vermelha, e pergunta uma de óculos tipo ecrã de televisão com uma voz que espera uma resposta afirmativa... a quem, apoiado numa grade, segura um cavalo pela guia...
- Podemos andar de cavalo?
- Se tiver menos de 12 anos...
Surpresa... mas não desarma, e com o mesmo tom de voz... apontando para a mais alta e magra do grupo.
- Ali a minha amiga tem 12 anos.
- Vezes quanto?
Choque e desistência!

(título alternativo: "mais um episódio da subtileza do elefante")

quinta-feira, junho 05, 2008

contas

Escolhemos um ponto aleatório de origem onde vamos plantar a origem do referencial, e seguidamente escolhemos um outro de chegada distante 208km do primeiro... dos diversos meios de transporte terrestres, consideramos para este "estudo" o Alfa Pendular, o Intercidades, o Expresso e o Automóvel (usufruindo, ou não das auto-estradas).
Recolhendo dados junto dos Caminhos de Ferro de Portugal, da Rede Nacional de Expressos e da Michelin, recorrendo ao excel para tratamento dos dados... a saber, tempo de viagem, custo da viagem e distância (foi utilizado o valor em linha recta pois o que interessa é a deslocação geográfica).
Eis os dados:Observável a olho nu é o preço superior do transporte à "base de petróleo" comparativamente com o transporte eléctrico, mais limpo.
Num simples cálculo de relações, preço por minuto de viagem e preço por distância, eis que aparece o meio de transporte mais favorável economicamente para o utilizador... o Intercidades.

Vejamos no que toca a "velocidade média" do serviço.
Eis os dados:
Aqui podemos constatar que o automóvel (utilizando a auto-estrada) consegue uma velocidade média claramente superior, seguido do eléctrico Alfa Pendular. Novamente recorremos a uma razão económica, preço por velocidade média, e visto que o valor mais baixo é o que realmente interessa as posições anteriormente observadas alteram-se, a "velocidade" mais barata é a do Alfa Pendular.

Numa pequena brincadeira, e numa análise muito superficial, rapidamente se vê qual o meio de transporte mais adequado a nível económico. Os "eléctricos" dos Caminhos de Ferro de Portugal, ganham claramente no que toca à despesa para o utilizador, para quê insistir nos derivados do petróleo e desinvestir continuamente num serviço que só peca por má gestão?

terça-feira, junho 03, 2008

coincidência

Deixa cá ver se tenho cá alguma coisa para ti... - disse-me ela em tom simpático entrando na sala, quando se voltou trazia uma caixa com 3 bombons, agradecendo tirei um dizendo que estes eram os que se davam aos namorados - E então? Eu dou ao meu namorado. - e assim me fiquei namorado de uma senhora de 75 anos, por um beijo que dizia:

"O ruído dum beijo não é tão forte quanto aquele dum canhão, mas o eco dele dura muito mais."
(il rumore di un bacio non è forte come quello di un cannone, ma il suo eco dura molto più lungo)

Será que o eco carrega o beijo até tão longe?

bufo-real

É o maior e mais imponente dos mochos, com um comprimento de 60-75 cm, com asas grandes e arredondadas e uma envergadura de 1,4-1,7 m. O seu peso atinje os 4 kg e tem uma longevidade de 10 a 20 anos.
Não confundir esta ave com um qualquer mamífero desbocado!

"tupperwares" italianos

The professor...


And the cook!


Estereótipos, pá!

Tinhas razão... é graaaaaande!