terça-feira, setembro 28, 2010

dasss!

Mais uma vez nada de avisos de véspera para preparar o serviço, e se isso não fosse bastante... será que não há olhos para mais ninguém e tem que calhar a merda sempre ao mesmo? Fodase!

Para o ano por esta altura hei-de estar prestes a mandar todos para aquela que já foi pão!

soberba saudade...

segunda-feira, setembro 20, 2010

quarto

A adaptação a um veículo completamente novo, a descoberta da linha ideal e a competição sabendo que "de frente" não vêm ninguém... mas que gozo tremendo!

Uma manga de qualificação com direito a despiste, valeu o sétimo tempo, o ante-penúltimo da manga dos "rápidos".
No final da primeira volta era oitavo... aproximar... estudar... atacar... já está! E foi assim até chegar a quinto.
Terceiro e quarto iam colados a discutir a posição... estes são mais rápidos, mais eficientes, mais certos... aproximar é sempre bem mais fácil! Deixem passar! E as portas fechavam-se, uma e outra vez... estudar... aqui parece bom sítio... aqui não... aqui também posso aproveitar... mais uma volta, travagem, meter o nariz... já está! Vamos buscar o outro! Negou-me essa oportunidade não me deixando sossegar as restantes voltas... discutiam-se as travagens até à última, faziam-se rectas lado a lado... toque... não cabemos os dois, perder esta para ganhar a seguinte... chega para lá! Nada! Toque... e o terceiro a fugir... toque! Tipo virado ao contrário na pista?! Desviaaa! Agora passas tu, agora passo eu, para perder a posição a seguir, ... tenho vantagem na parte rápida, escorrego demasiado na parte lenta, atravessar para não deixar espaço livre na pista suficiente para ele passar, escorregar na curva seguinte, parte rápida, vantagem... Toque! Ressaltos, correctores, tudo! Tudo era pista! Tudo contava, truques e arte, tudo valia para, dentro do que era competição limpa, ficar à frente do outro.
Não apanhámos o terceiro perdidos no fulgor na nossa batalha de octanas, não pude deixar de cumprimentar tal adversário logo após a bandeirada ainda no veículo... e agradeci-lhe com um caloroso aperto de mão assim que tirei o capacete, era recíproco!
Quarto e quinto da manga dos "rápidos" tiveram "de certeza" a melhor batalha em pista... nas palavras do professor, "fantástico"!

quarta-feira, setembro 15, 2010

what was the best moment you had in your BMW so far?

Foi a pergunta feita aos membros de um grupo numa rede social... a resposta?

Sair de casa de manhã bem cedo para ir trabalhar, especialmente quando tenho o E30 à porta.
É usual haver alguém a perguntar-me no destino, porque diabo saio do carro a sorrir.

Típico doente por automóveis!...


domingo, setembro 12, 2010

energia do electrão

Era o slogan numa das publicidades dessas pulseiras que toda a gente tem, as aclamadas power balance... energia do electrão? A avaliar pelo tamanho dos hologramas que as pulseiras têm eu diria que deveriam ter alguns milhares de electrões, mas pelos vistos, só um é que trabalha!
Uma razão de proporção engraçada, que aprendi há uns anos em físico-química, dizia que um átomo estava para uma bola de ténis tal como esta estaria para o planeta Terra, sabendo que os electrões orbitam em torno do núcleo do electrão... filho da mãe do electrão deve ser bem pesado para conseguir equilibrar o corpo humano!
Centenas de anos de estudos deitados ao lixo... mas ao menos anda tudo bem equilibradinho!

Isto faz-me lembrar as camisolas interiores termotebe com características turbo-eléctricas... publicidade sem conhecimento.

sábado, setembro 11, 2010

mecaniquices!

A disciplina de Motores Alternativos parece ter um conteúdo interessante para qualquer pessoa que aprecie os tupperware's que andam por essas vias públicas diariamente, o que me divertiu na demonstração de interesse pelos restantes estudantes em conversa, foi o facto de todos eles dizerem que não faziam ideia do que eram a maioria das peças do interior de um motor... sabiam os nomes, mas não seriam capazes de identificar, por exemplo, segmentos, não saberiam distinguir uma cambota de uma árvore de cames... um sabia o que eram cames, e havia uma por cada cilindro... Uma por cada válvula, corrigi-lhe a frase, podes ter uma árvore de cames que acciona quer as válvulas de escape quer de admissão, tipo SOHC, single over head camshaft, ou quando são accionadas por árvores diferentes, tens uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape tipo DOHC, double over head camshaft... Ya ya, é isso! Aprendi essa cena em inglês técnico!


Acho que exagerei na demonstração de conhecimentos...


Faz agora sentido a cara de espanto que um dos examinados fez quando disse que tinha ficado aprovado a inglês técnico com 15 minutos de estudo... e compreende-se também os problemas de dicção (e não só) do nosso primeiro-ministro no que toca à língua de Shakespeare.

4 cilindros em linha, a gasolina, multi-válvulas, injecção multi-ponto, DOHC e distribuição por corrente...

sexta-feira, setembro 10, 2010

devaneio

É engraçado como as coisas vão mudando consoante o tempo, não pela quantidade de tempo, mas pela mera passagem e enquadramento do mesmo no nosso ponto presente... acho cómico olhar para trás passados meses, ou mesmo anos, e dar com situações e pessoas de que, sem me esquecer delas, não me lembrava dos pormenores... parece que esqueço.
Esqueço de uma forma não definitiva, pessoas, lugares e vivências, memórias prontas a ganhar cor numa explosão despoletada pelo rastilho de palavras de alguém nesse lugar com a mesma vivência noutro corpo... noutra mente, com outra lição ou conclusão tirada do mesmo resultado. Memórias partilhadas, que "invenção" fabulosa!
Mais curioso é como o desenrolar dessa memória consegue arrastar tantas outras à superfície... isto devem ser efeitos da idade!

mais um setembro

Quatro em sete, e tudo notas que fazem lembrar código binário... venha a especial tentar rematar mais duas!

quarta-feira, setembro 08, 2010

suado

Não havia uma única folha daquele trabalho que não estivesse com anotações depreciativas a vermelho.
Ao fim de mais de 30 minutos de conversa e nos fazer ver um rol imenso de coisas que nos tinham passado ao lado e que, certamente, levariam a que a "nossa empresa" faria rapidamente parte das falidas, um oito era o que tinha para nos dar... bem... 10... e vão-se embora antes que mude de ideias!

segunda-feira, setembro 06, 2010

setembro

É definitivamente Setembro, e como tal, acabou-se o sossego no ambiente citadino... o mundo inteiro regressou de férias, e com eles trouxeram de volta o mau feitio, a tão característica forma de embirrar, e como não poderia deixar de ser nestes tempos modernos, estão em depressão pós-férias... depressão pós-férias, uma maneira pomposa de desculpar a falta de vontade de trabalhar, o mau génio, e a irritabilidade durante pelo menos um mês inteiro!