A disciplina de Motores Alternativos parece ter um conteúdo interessante para qualquer pessoa que aprecie os tupperware's que andam por essas vias públicas diariamente, o que me divertiu na demonstração de interesse pelos restantes estudantes em conversa, foi o facto de todos eles dizerem que não faziam ideia do que eram a maioria das peças do interior de um motor... sabiam os nomes, mas não seriam capazes de identificar, por exemplo, segmentos, não saberiam distinguir uma cambota de uma árvore de cames... um sabia o que eram cames, e havia uma por cada cilindro... Uma por cada válvula, corrigi-lhe a frase, podes ter uma árvore de cames que acciona quer as válvulas de escape quer de admissão, tipo SOHC, single over head camshaft, ou quando são accionadas por árvores diferentes, tens uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape tipo DOHC, double over head camshaft... Ya ya, é isso! Aprendi essa cena em inglês técnico!
Acho que exagerei na demonstração de conhecimentos...
Faz agora sentido a cara de espanto que um dos examinados fez quando disse que tinha ficado aprovado a inglês técnico com 15 minutos de estudo... e compreende-se também os problemas de dicção (e não só) do nosso primeiro-ministro no que toca à língua de Shakespeare.
4 cilindros em linha, a gasolina, multi-válvulas, injecção multi-ponto, DOHC e distribuição por corrente...
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