Usando veículos com cerca de seis anos, dois a gasóleo e um a gasolina, os dois primeiros são considerados referências de mercado (o terceiro é o meu transporte diário), e usando os dados do fabricante:
1.9 tdi e 1.4 tdi para um casal que se desloca para o trabalho separado:
1.9tdi
151g/km
15000km/ano totaliza 2.265 ton/ano de CO para a atmosfera
5.6l/100km
1.429€/l preço do gasóleo (referência Galp à data) resulta em 1200€/ano
1.4tdi
119g/km
15000km/ano totaliza 1.785ton/ano
4.5l/100km
1.429€/l resulta em 964.6€/ano
E agora o caso de um casal que utilize apenas um veículo para de deslocar para o trabalho:
gasolina
178g/km
20000km/ano totaliza 3.56 ton/ano de CO emitido
6.5l/100km
1.639€/l resulta em 2130.7€/ano
A diferença de 5000km anuais (cerca de 13.7km por dia) é correspondente à distância extra percorrida com um automóvel a gasolina para ligar os dois locais de trabalho.
O resultado ambiental é óbvio, quase menos meia tonelada de CO!
A nível de despesa de combustível, os valores são semelhantes, mas há também que considerar a manutenção, os seguros, o investimento inicial e as inspecções periódicas, dando novamente vantagem a um único veículo a gasolina.
Se a tudo isto adicionarmos à equação um automóvel a gasolina com sistema de GPL... bom, a vantagem é esmagadora! Cerca de 950€/ano de poupança só em combustível (dois anos para fazer o investimento da conversão já com o novo sistema de injecção liquida)!
Fazer contas poupa o ambiente, e a carteira também!
1 comentário:
Num país em que a única fonte de rendimento é imposto, temos de deixar as pessoas gastar dinheiro, porque poupar não nos vai tirar da crise :)
Enviar um comentário