No "Jornal de Negócios" apareceu uma notícia (bem elaborada) que alertava o leitor para a diferença de preços entre a gasolina e o gasóleo, dizendo que, os preços não estavam tão próximos um do outro desde Janeiro de 2009... que escândalo!
Uma coisa à qual a maioria dos condutores de veículos a gasóleo continua a desconhecer, é o facto de o gasóleo ter um preço mais elevado a nível de refinação, o que o torna, em abono da equidade de utilização dos automóveis, injusto quando comparado com um veículo que trabalha a gasolina.
Para quem tiver dúvidas... aqui fica uma tabela (clicar para aumentar)
O ISP sobre a gasolina é actualmente 1,6 vezes superior ao que é aplicado ao gasóleo, quando o preço do gasóleo refinado é 1,08 vezes o preço da gasolina refinada... 56% do que é pago por um litro de gasolina é imposto, contra "só" 45% num litro de gasóleo.
Para manter uma isenção a nível fiscal, e avaliando pelo parque automóvel de Portugal, ambos os combustíveis deveriam pagar o mesmo imposto, de tal forma que, seria perfeitamente viável um preço mais baixo praticado para empresas de transportes públicos, empresas de distribuição, entre outras, desde que a sua actividade se baseasse na utilização de veículos para as suas actividades de produção. E não, o Mercedes S350 CDI, de um alto cargo de uma empresa pública ou a BMW 525d que a mulher dele usa para levar os putos à escola não são carros de trabalho, nem esses nem toda a quantidade de "petroleiros" que se vêem a entrar nas cidades todos os dias... o dia em que ninguém os vai querer estará mais próximo do que se imagina.
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