segunda-feira, junho 20, 2016

guia do condutor de velocípede

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária disponibiliza online um guia para o condutor do velocípede (pode ser consultado aqui). Neste pequeno manual, podem encontrar-se todas as regras a que está sujeita a utilização de bicicletas na via pública... a leitura é aconselhada a ambos os lados, aos que usam a bicicleta e aos que usam veículos motorizados.

Uma no cravo:
Os ciclistas devem respeitar as regras de trânsito tal como se estivessem a conduzir um veículo motorizado, não circular nos passeios, não passar sinais vermelhos, não usar as passadeiras como se fossem peões, sinalizar as manobras devidamente (esta é para rir, todos sabemos que os piscas são opcionais), entre outras, espero que algum agente da autoridade os meta na linha um dia destes.

Uma na ferradura:
Aos automobilistas que não sabem olhar mais adiante que o fim do capot do seu próprio carro, que acham que o ciclista não tem direito circular na estrada, que passam a escassos centímetros dos ciclistas, que têm um comportamento agressivo ao ponto de fazer perigar a vida de outro ser vivo, espero que o sistema da carta por pontos vos tire da estrada muito rapidamente.

A ambos:
Quanto mais depressa os comportamentos imbecis de posse, sobre uma coisa que é de todos, deixarem de existir (todos pagamos impostos, logo, todos temos direito a usufruir das vias públicas) e as regras implementadas forem cumpridas, mais rápida e facilmente chegarão ao destino e, acima de tudo, todos o farão em segurança.




Enviar um comentário