segunda-feira, julho 21, 2014

7 palavras ou expressões que se devem saber nas mais variadas línguas

Há sempre uma dificuldade inerente à comunicação fora do país... até porque, o inglês não parece ser tão universal quanto nos fazem crer quando andamos a estudar (apesar de muita da literatura técnica ser em inglês), logo, convém saber algumas palavras noutras línguas, como por exemplo:

- "Bom dia", fica sempre bem saber cumprimentar na língua nativa do local onde se está, mas de preferência deve ser dito com sotaque e sem acrescentar um "como está", ou corremos o risco de receber como resposta uma dissertação elaborada sobre como "vai a vida" que não vamos conseguir perceber minimamente.
- "Obrigado", esta pode ser acompanhada de um "muito", em especial depois de nos conseguirmos fazer entender no que quer que fosse a nossa intenção para com o(a) interlocutor(a).
- Pedir algo para comer... esta é particularmente fácil, juntar os dedos de uma mão enquanto se abana a mesma em direcção à boca aberta, linguagem gestual em prol do bem estar.
- "Cerveja",  e esta pode ser complicada de pedir em alguns locais, onde a seguir nos perguntam que quantidade desejamos e de que tipo de cerveja queremos... a variedade pode causar uns transtornos.
- "Café", palavra essencial para um despertar à portuguesa!
- "Qual é a palavra-chave do wi-fi", essencial para conseguir aceder a mapas e, em último recurso, a um qualquer tradutor automático.
- E por fim "gasolina" (ou combustível), pois, macho que é macho, só está perdido quando fica sem combustível!

Na altura do mundial, ainda reparei numa outra expressão, mas esta de cariz universal, sem necessidade de tradução ou qualquer tipo de aquisição de conhecimento e capaz de ser perceptível em qualquer língua..."esmagamento"!

Enviar um comentário