quinta-feira, novembro 09, 2017

uma simbiose (quase) perfeita

Um dos mistérios do mundo automóvel é a proliferação de aracnídeos alojados, na sua forma mais visível, nos retrovisores exteriores. Isto é fruto da evolução do automóvel que para tal tem contribuído, basta reparar que o retrovisor proporciona um esconderijo ideal (a ponto de a proteger de uma lavagem automática), bem como, uma excelente base de trabalho para tecer a sua teia.
Como não poderia deixar de ser, tenho, há anos, um destes seres de oito pernas a habitar o retrovisor direito do meu carro e, devo dizer que, tem feito um trabalho brilhante, não só nas obras de arte que vai tecendo, mas também, em manter o interior da viatura livre de insectos alados. Nós fornecemos a base e o esconderijo, elas tratam de "limpar" bicharada... basicamente é isto.
Não posso é deixar de pensar no que leva uma aranha a alojar-se num retrovisor... como será que toma essa decisão e como é que diz à família?

Lucas the Spider, vídeo aqui.
- Mãe, Pai... tenho algo para vos dizer... - diz a pequena aranha sentada à mesa durante o jantar, enquanto 16 olhos a fixam - Decidi que vou sair de casa. Tenho estado a pensar nas hipóteses que me indicou o psicólogo na escola, eu sempre quis conhecer o mundo para lá destas paredes (esta família morava num sotão) e... e... - levantando os olhos do prato onde apenas sobravam as asas da mosca que tinha sido o jantar, encheu-se de coragem e disse fitando os pais - vou viver para um retrovisor de automóvel!
A mãe leva várias patas à boca de espanto e o pai fica sereno e faz-se silêncio por instantes...
- Minha filha... - começa o pai - sabes que isso não é vida para aranha nenhuma...
- O que vão dizer as vizinhas? - pergunta a mãe com a voz a tremer enquanto pegava numa das pontas de seda da toalha de jantar para secar uma teimosa lágrima.
- ... devias escolher um sítio sossegado neste sotão, há um cantinho na terceira travessa que era óptimo para ti. Podias vir visitar-nos de vez em quando. A tua mãe e eu até já lá fomos ver e tudo. - continuou o pai.
- Pai... já tomei a minha decisão, inscrevi-me e já fui aceite... consultei ontem a página web e fui destacada.
- De passageiros ou comercial? - perguntou o pai.
- Passageiros.
- Gasolina ou gasóleo?
- Gasolina.
- Retrovisor esquerdo ou direito?
- Direito.
- Picuinhas ou despreocupado? - referindo-se ao quão cuidadoso seria o dono do veículo.
- Mais para o despreocupado - respondeu com um ligeiro sorriso, sabia que a sua mãe iria ficar mais descansada.
- País da marca?
E orgulhosamente a pequena aranha respondeu - Japão!
- Não ficavas nada mal com um alemão ou um italiano com mais de 25 anos, são óptimos por... - e parou a frase ao sentir o olhar irado da sua companheira - Cof cof! Bom! Errr... dizia eu, escolheste bem filha. Quando partes? - e logo um prato o atingiu por cima do terceiro olho.  

Depois das despedidas, de certeza que, foi assim que a minha "aranha do retrovisor" apareceu.

Sem comentários: