quarta-feira, janeiro 24, 2007

uma questão de egocentrismo

Não me digam que não têm uma pontinha de egocentrismo! Todos o temos, em doses variadas, proporcionais, exageradas, ou desmesuradas, mas o que é certo é que o temos! O meu, por exemplo, é visível aqui mesmo no blog... quer dizer, porque raio faz uma pessoa um blog público, de forma a que qualquer um o possa ler? Outro exemplo, qual a razão que leva, um qualquer "navegante", a passear de blog em blog deixando comentários (sempre, e só, no último post)? É, no fundo, para ser, nem que seja por um bocadinho, o centro das atenções, o centro de uma esfera.
Mas, não é deste egocentrismo que falo...

Todos temos uma "amostra dessa essência" herdada, ou instigada, no crescimento. Outra forma de egocentrismo é quase uma perseguição! Quer-se a atenção de alguém... deseja-se tanto a atenção de uma pessoa em particular que, mesmo que se faça figura de idiota, insiste-se na imposição da presença. Esta forma é algo destrutiva, tanto que se chega a "espantar" (ou ficam as tentativas no mínimo) de afastar qualquer primata daquela pessoa de quem se deseja ser o centro do mundo. E aqui entre nós... já me fartei de rir à custa de coisas destas desde que fiz o blog.
Novamente, não é este o egocentrismo de que falo...

Caso particular, e actual, é o egocentrismo do leitor (não no geral, note-se!). Aquele, ou aquela, que lê algo e se revê no que está escrito... como se fosse a si dirigido. Geralmente, não se conhecendo quem escreveu, é dado desconto, ou, se é mesmo para quem lê, está "identificável". Um exemplo destes casos, um texto de blog... em que imediatamente quem lê, se coloca como ponto central da criação do texto que acabou de ler.

Pois, era exactamente deste tipo de egocentrismo de que estava a falar!

6 comentários:

Nomyia disse...

Está bem visto sim senhor. Há uma identificação tão grande com aquilo que se leu e como parte do ponto de vista da nossa própria pessoa, porque somos egocêntricos, tornamo-nos o "centro" do post.
Agora aqui entre nós. Tanta coisa que leio pelos blogs e que, mesmo não conhecendo o seu autor ou ele a mim, parece que o que este escreveu a tirado a papel quimico da minha vida!
*****

Anónimo disse...

Bem, estou a ver que não foi preciso quase nada para arranjares pano para mangas de post... Impressionante.

* disse...

é isso mesmo :-) belo texto!

(ir buscar a pontinha é que é o cúmulo, "realmente"!)

DIV de divertida disse...

ah leão, leão, pk tinham de te fazer tão egocentrico??

Alien David Sousa disse...

Spit, não tenho muito para te dizer. Apenas que defendeste um ponto de vista que partilho e que arremataste o mesmo de uma forma extremamente criativa. Adorei.
Beijos Alienígenas

A. disse...

Eu dou-te um desconto por seres quem és e por estares em fase de coisas belas e verdinhas...
;)





...e para não comentar logo ali no teu último "coiso"...deixo-te aqui a noticia que despareci.

Não me perguntes como...
simplesmente o meu espaço foi excluido...resta saber...bem,resta saber mais nada.
:/


Estou aqui P.aqui...
estou a refazer um por um todos os posts que voaram...um seca daqauelas...um espaço que de novo...só mesmo o endereço.

Beijinho meu amigo.

Vou ali à outra vizinha avisar.
...só por um questão de egozinho,quero-vos lá.
;)




Tens toda a razão bolachas...sem dúvida alguma.Fazemos uns cortes aqui e ali...e deixamos sempre a imagem em que parecemos melhor.

...estas foram palavras de uma Mulher sábia

(...ela sabe de quem falo.)


Beijos meu amigo.