segunda-feira, janeiro 14, 2008

ipo

Abreviatura de "inspecção periódica obrigatória"...
O meu convívio com os centros de inspecção periódica nunca foi muito harmoniosa, não que tenha problemas com tipos que cumprem normas generalistas e que têm uma "honra duvidosa", porque ao fim e ao cabo, há sempre maus e bons em todo o lado, o que a mim me parece descabido é o facto de serem os centros de inspecção que atestam a "circulabilidade" das viaturas. Pela parte que me toca, não lhes vejo grande utilidade, pois sou cuidado, mas pergunto-me como é que certas viaturas têm "selo verde" para circular e estão em estado... no mínimo deplorável.
Sim, é verdade, chumbaram-me o carro na inspecção! Mas isso não me causa qualquer azedume, longe disso, pois já não é a primeira vez que me acontece*, o que eu acho descabido é ser usada a mesma regra para todas as viaturas quando estas são de fabricantes diferentes, e, de características diferentes. Chumbarem um carro por demasiada convergência é absurdo quando o próprio técnico que está a fazer a verificação diz "mas os pneus estão a comer certinhos"... ora... antes de haver inspecções periódicas, os problemas eram resolvidos por observação, agora pode dizer-se que são criados pelas próprias regras que regem os centros de inspecção, visto que as regras criadas e aplicadas num país em que a industria automóvel é NULA, se sobrepõem às especificações de fabricantes de automóveis.
Em resumo, demonstro o meu desagrado pelas regras generalistas, e não para com os técnicos (duvidosos ou não).


* um problemas nos travões detectado ainda de ínicio, o que evitou males piores

7 comentários:

Ana Cleto disse...

Se não te tivessem chumbado o carro não terias reflectido nisso dessa forma. Antes chumbarem por tudo e por nada do que passarem-nos inconvenientemente.

Spitfire disse...

Passam-nos inconvenientemente, basta olhares para o parque automóvel para veres a quantidade de "trambolhos" que passam sem o merecerem.
Um exemplo muito directo, se levasse o meu neste momento à inspecção, passava, no entanto não está de acordo com o fabricante, nem tão pouco está seguro!

Ana Cleto disse...

Ora ai esta... E o meu antigo trambolho quantas vezes passou e sabe-se lá se deveria ter passado ou não...

Spitfire disse...

Não sei, diz-me tu. Tu é que andavas com ele todos os dias, deverias saber se estava em condições de segurança. O meu, apesar de ilegal, está seguro.

Ana Cleto disse...

Para mim estava seguro, nunca me deixou mal nem me assustou de alguma forma e sempre que tinha alguma coisa apontada na inspecção eram sempre coisas minimas que, na minha opiniõ, nao afectavam em nada a segurança do carro.

Para o prox mês já tenho uma série de coisas p arranjar neste, veio para mim com a folha de inspecção cheia de coisas p fazer, enfim!

Mónica disse...

pensei que IPO era instituto português de oncologia :P tem tudo ver vá!

Anónimo disse...

O que eu REALMENTE gosto, e já assisti a isso, é o facto de eles constatarem que determinado carro não tem qualquer falha, mas vão rebuscar um qualquer argumento duvidoso apenas para mostrar que são autoridade...

"Olhe que não pode ter a cortina do Sol puxada para cima quando vem á Inspecção!"

Mas que raio? Custava alguma coisa dar os parabéns por ter o carro impecável? Tem mesmo de se mostrar que quem manda ali são eles???

Outra situação. Certo carro chumba por ter alterações, que segundo eles, são tuning. Volto para casa e ao fim do dia, o meu Pai vai outra vez á IPO sem ter feito qualquer alteração. O carro passa com distinção.........

Será por ser um gajo novo e isso implica que tenha logo tuning? Daqui a pouco dirão que eu ando a fazer street racing também não?

"Oh chefe, já agora, diga-me como se vai para a Ponte Vasco da Gama!"

Recalcamentos.....