sábado, janeiro 10, 2009

tupperwares vs lancheiras

Em conversa ontem com um colega de trabalho, que recentemente adquiriu uma daquelas "naves espaciais" (também conhecidas por tupperware*) e estava a lamentar-se do valor que tinha pago de Imposto Único de Circulação... não pude deixar de me rir! O valor que afirmava pagar chegava para cobrir as despesas totais da minha lancheira**!
Decidi ir procurar até que ponto, e usando os meus dados, até que ponto se torna ridículo adquirir uma viatura nova...

O líder de vendas dentro da gama dos familiares médios é o bmw (e90) série 3, se escolhermos as versões mais "baratas" (caras que nem cornos, baratas é maneira de dizer) vemos que a versão a gasóleo mais "acessível" pode ser nossa por 38.700€... se pensar que cá por casa mora um líder de vendas do seu tempo (e36) que deverá valer cerca de 5.000€, posso fazer umas contas engraçaditas...

- bmw e90 318d -
preço: 38.700€
seguro: 208,01€
selo: 175€
potência: 143cv
consumos: 4,7 litros para 100km (dados da marca)

- e36 1.7L -
valor: 5.000€
seguro: 199,81€
selo: 18€
potência: 90cv
consumos: 7,2 litros

Depois de fazer alguns cálculos (utilizando por base 20.000km anuais), que não vou colocar aqui, concluí que, tenho 99 (noventa e nove) anos para andar com a minha "lancheira" até esses "tupperwares" chegarem a ser rentáveis! Que é como quem diz, entre um carro "velho" e um novo, sobra-me muito dinheiro para fazer quilómetros e manutenções e revisões e reparações... fiquem com os "tupperwares" que eu cá mantenho a minha "banheira"!

* tupperware: meio de transporte novo, de aspecto "delicado" constituído principalmente por plástico e tecnologia de "ponta" facilmente "avariável".
** lancheira: veículo automóvel robusto e bem construído capaz de resistir às intempéries durante décadas sem problemas de maior.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Ai e tal mas os vizinhos precisam de ver que sou bem sucedido na vida, que tenho um carro novo...."

Resposta típica de um Português, mas que não diz cá para fora, apenas a guarda dentro das suas pequeninas cabeças...

Anónimo disse...

pra mim sai um andante :P

Spitfire disse...

Bem mais em conta ;)